The Legal 500

The Legal 500

08/11/25 - LinkedIn Bumachar

O Bumachar Advogados Associados também figurou no The Legal 500, categoria Restructuring and Insolvency. O reconhecimento é fruto de um trabalho consistente de uma equipe dedicada. Parabéns a todas e todos por mais essa conquista. Aos nossos clientes e parceiros, agradecemos pela confiança de sempre.

Bumachar ranqueado pela Leaders League

Bumachar ranqueado pela Leaders League

30/10/25 - LinkedIn Bumachar

Temos orgulho em compartilhar que o Bumachar Advogados Associados foi novamente ranqueado pela Leaders League. O escritório figurou como Recommended na área de Restructuring & Insolvency Bankruptcy. Nossos sócios Juliana Bumachar, Vitor Hugo Erlich Varella e Hayna Bittencourt Zecchin foram mencionados pela publicação.

Pedidos de Recuperação Judicial

Pedidos de Recuperação Judicial

20/10/25 - LinkedIn Bumachar

Até setembro de 2025, foram registrados 41 pedidos de recuperação extrajudicial no país, totalizando quase R$ 10 bilhões em dívidas. São Paulo segue na liderança, com 23 casos, enquanto o maior pedido do mês foi apresentado em Santa Catarina, pelo Grupo Rech, no valor de R$ 526,76 milhões. Outro ponto de destaque é a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a prorrogação do stay period em recuperações extrajudiciais. Embora essa extensão já seja admitida no regime judicial, ainda não há consenso quanto à sua aplicação no extrajudicial, o que gera insegurança jurídica e demanda uma análise mais aprofundada. No Bumachar Advogados Associados, seguimos atuando de forma especializada nessa área, acompanhando de perto as movimentações do mercado e as demandas de nossos clientes.

Criação do Refis do Governo do Estado é aprovada pela Alerj

Criação do Refis do Governo do Estado é aprovada pela Alerj

Programa de parcelamento de dívidas de ICMS dará descontos de até 95% em juros e multas

15/10/25 - Portal Fazenda RJ

A Alerj - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei que institui um novo Refis estadual, permitindo a regularização de débitos de ICMS com o governo do Estado. O programa autoriza o parcelamento em até 90 meses, com descontos que podem chegar a 95% em juros e multas. Quanto menor o prazo de pagamento, maior o benefício. Também serão incluídos débitos de empresas em Recuperação Judicial ou falência, que poderão ser pagos em até 180 meses, além de multas de trânsito estaduais vencidas.

Mediação antecedente é mais efetiva na RJ que tutela cautelar, diz estudo da FGV Justiça

Mediação antecedente é mais efetiva na RJ que tutela cautelar, diz estudo da FGV Justiça

30/08/25 - Conjur

Um estudo coordenado por nossa sócia Juliana Bumachar, com a participação da advogada Marcella de Augusto Moreira Escobar e em parceria com a FGV Justiça, foi destaque em matéria divulgada no último sábado, dia 30 de agosto, pela ConJur. A pesquisa analisou comparativamente a mediação antecedente e as tutelas cautelares preparatórias em processos de Recuperação Judicial, demonstrando que a mediação se mostra mais eficiente na viabilização dos planos de recuperação. Para o Bumachar Advogados Associados, é motivo de satisfação nossa equipe contribuir para um estudo que fortalece o sistema recuperacional brasileiro e ressalta a importância de soluções no Direito Empresarial.

Pedidos de Recuperação Judicial registraram alta em 2025

Pedidos de Recuperação Judicial registraram alta em 2025

09/06/25 - LinkedIn

O Brasil contabilizou, em março deste ano, 187 solicitações de Recuperação Judicial, de acordo com a pesquisa do Serasa Experian. Desse montante, Micros e Pequenas Empresas foram responsáveis por 75% dos casos registrados no período. O dado evidencia as dificuldades enfrentadas pelas sociedades empresárias de diversos segmentos e portes, pressionadas por fatores como o alto custo do crédito, a queda na demanda e o acesso restrito a capital de giro. Nesse cenário, a Recuperação Judicial surge como uma alternativa crescente, conforme apontam especialistas. Esse avanço no número de processos de reestruturação reforça a urgência de políticas públicas que incentivem soluções preventivas, promovam a mediação eficaz de conflitos financeiros, especialmente junto a grandes instituições, e ampliem o acesso ao crédito em condições sustentáveis.

O lugar da mulher já existe — só precisa ser reconhecido

O lugar da mulher já existe — só precisa ser reconhecido

19/05/25 - Jornal Estadão

Em matéria para o Jornal Estadão, nossa sócia Juliana Bumachar destaca a importância do debate constante acerca do reconhecimento e ocupação de mulheres em posições de liderança e tomada de decisão. Sem ignorar os avanços na pauta, Juliana ressalta a evolução ainda necessária, em prol de um futuro de mais equidade e justiça. “Mas também é preciso reconhecer as luzes no caminho. Tive a sorte de me cercar de mulheres que me estenderam as mãos com generosidade, como a professora Sheila Cerezetti. Esses encontros importam — e precisam se multiplicar.” A história está repleta de mulheres que, mesmo sem espaço, ocuparam o impossível. De Bertha Lutz, que foi decisiva para o voto feminino no Brasil, à Maria da Penha, cujo nome virou símbolo de proteção. No mundo, nomes como Rosa Parks, Angela Merkel, Michelle Obama, Ruth Bader Ginsburg, Malala Yousafzai são sinônimo de mulheres que abriram portas para que hoje estejamos aqui — exigindo não apenas presença, mas também respeito e reconhecimento.” - Juliana Bumachar A multiplicidade da figura da mulher também é enaltecida por Juliana, trazendo luz à reflexão do lugar materno, seus desafios e preocupações: “Desejo que minha filha cresça num mundo diferente. Que caminhe de mãos dadas com outras mulheres. Que seja incentivada por homens sensíveis e não por padrões opressores. Que possa escolher sua profissão, sua forma de amar, seus tempos. Que não tenha medo de falar alto nem de ficar em silêncio. Que saiba que o seu momento vai chegar — e que, quando chegar, será só dela. Sem precisar pedir licença.” - Juliana Bumachar “Porque o lugar da mulher já existe. Ele só precisa ser reconhecido — com justiça, respeito e coragem.” - Juliana Bumachar Confira na íntegra em: estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/o-lugar- da-mulher-ja-existe-so-precisa-ser-reconhecido/

Bumachar Advogados Associados foi ranqueado na categoria “Bankruptcy/Restructuring”

Bumachar Advogados Associados foi ranqueado na categoria “Bankruptcy/Restructuring”

30/04/25 - Linkedin

É com muito orgulho que anunciamos que o Bumachar Advogados Associados foi ranqueado na categoria "Bankruptcy/Restructuring" no hashtag#ChambersBrazil, guia da publicação inglesa Chambers and Partners. Além do escritório, nossa sócia Juliana Bumachar esteve presente novamente no ranking, na mesma categoria do escritório. Agradecemos nossos clientes, amigos e parceiros pelo reconhecimento e confiança.