Advogados

Renato Scardoa

Sócio

Professor de Direito Comercial. Doutorando em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo.

É autor do livro “A Obrigação de Melhores Esforços: Uma análise à luz do direito anglo-saxão e sua aplicação no Brasil” e de diversos artigos.

Foi coordenador da Comissão de Direito Falimentar do IBRADEMP e membro do Comitê de Reforma da Lei de Recuperação Judicial e Falências do TMA e, atualmente, é Consultor Externo Especial da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/RJ.

Renato Scardoa fez parte do Grupo de Trabalho do Comitê Temático de Racionalização da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia que elaborou o texto que deu origem ao Projeto de Marco Legal do Reempreendedorismo (PLP 33/2020), assim como fez parte da Comissão de Juristas nomeados pela OAB/RJ que assessorou o Deputado relator na revisão e aprimoramento do mesmo projeto.

Atualmente é integrante da equipe técnica do Senado Federal para Reforma do Código Comercial.

Advogado especialista em Estruturação de Negócios e Reestruturação de Empresas com experiência em escritórios de advocacia de grande porte, bem como em departamento jurídico de empresas multinacionais, incluindo atuação na Califórnia como Internacional Legal Counsel em empresa multinacional americana.

Sócio responsável pelo escritório de São Paulo de Bumachar Advogados.